Pesquisa de Materiais

Quando um projeto de obra vai ser concretizado, é realizada uma série de experiências com diferentes materiais buscando a melhor solução técnica para a sua execução, levando em conta a proposta da obra, o período e as características do local onde ficará montada. Resolvemos disponibilizar nossa pesquisa de materiais  a fim de que ela sirva de referência e incentivo para outras obras. Para ver mais imagens de cada técnica, clique nas fotos.

 

1 - Sapato em Cerâmica

        Modelar em argila a partir de observação, e queimar no forno. A desvantagem de se utilizar cerâmica é a fragilidade.


2- Sapato Resinado

        Pincelar resina líquida diretamente sobre o sapato. Pode-se misturar pigmentos à resina para criar efeitos de cor ou imitar materiais, como pó de mármore ou pó de bronze, por exemplo. Na foto, o sapato foi pintado com tinta aerossol depois da resina seca.
        As desvantagens de se usar essa técnica são: que a resina leva cerca de três dias para secar e que após dez dias a resina começa a ter pequenas rachaduras e a descascar, apesar de que o sapato fica bastante resistente.

3- Sapato Parafinado

        Banhar o sapato com parafina líquida, quanto mais quente a parafina estiver, mais fina ficará a camada de cobertura, o que privilegia os detalhes do sapato. Pode-se misturar pigmentos como anilina ou giz de cera à parafina para se conseguir efeitos de cor. Nessa técnica pode-se explorar a transparência da parafina e as tecnologias usadas para se fazer velas artesanais. No sapato da foto, foi usada parafina já quase fria aplicada com uma concha, para se conseguir uma camada espessa, já que tínhamos optado por privilegiar a matéria.
        A desvantagem aqui também é a fragilidade: a parafina se quebra e descasca sob leve pressão.

 

4- Sapato Fundido

        Preparar o sapato enchendo-o com gesso e fazendo acabamento com parafina de modo que todas as reentrâncias e buracos fiquem tampados. Do sapato preparado, fazer uma forma utilizando caixa de areia, onde é despejado o ferro fundido. Depois de frio, desfazer a caixa de areia.

 

(A descrição completa e ilustrada sobre o processo de fundição está na galeria PROCESSO, a partir da foto 6)
(+ sobre o universo da fundição na galeria
Um outro tempo, um outro espaço)

Créditos: As fotos dessa galeria são de Marcelo Terça-Nada!

Descalços - Página Inicial